De início, os filmes que abordavam temas sobre a esfera do jornalismo nunca tiveram tanto destaque quanto os de caubóis, os filmes policiais ou outros gêneros, mas ainda assim contribuíram para a história do cinema. Somente em 1930 com o ciclo de filmes realistas que possuíam diálogos fortes, é que atingiram seu ápice.
Mesmo com clichês, o gênero ganhou sua distinção graças a filmes como Citizen kane (1941), His Girl friday(1940), The Parallax View(1970) e All President's Men (1975).
Temos exemplo de filmes jornalísticos que se adaptaram bem a outros gêneros, como Musicais, Comédias dramáticas ou peças populares.

Cronologia
A Cronologia do Jornalismo no cinema começa com o primórdio Horsewhipping an Editor (1900), acompanhando o cinema mudo desde "The Power of the Press"(1909) até "Big News"(1929) sendo esse o primeiro filme sonoro a mostrar uma mulher repórter. O Cinema começa a falar em 1928, temos apartir disso filmes jornalisticos como "The Shady Lady" e "The Famous Fergunson case", atingindo o ápice nos anos 40 com filmes importantes como "Citizien Kane" e "Keeper of the flame".
Como importantes obras atuais que envolvem o mundo jornalístico temos filmes como "Deadline", "Cidade de Deus", "Veronica Guerin, O custo da coragem" e "Good night and good lucky".

E devido à minha paixão pelo Jornalismo e pelo cinema, separei alguns exemplos de filmes que julgo indispensáveis na lista de um futuro jornalista:


Horsewhipping an Editor (1900)

É provavelmente a primeira vez em que o jornalismo é citado no cinema. A história é sobre um Caubói que invade uma redação de jornal para punir o editor do órgão.

The Power of The Press (1928)

É um filme mudo dirigido por Frank Capra e estrelado por Douglas Fairbanks Jr como um aspirante a repórter de jornal e Ralston Jobyna como uma jovem suspeita de assassinato.


 His Girl Friday  (1940)


Walter e Hildy são dois jornalistas que trabalham no mesmo jornal e acabam de se divorciar. Hildy vai até o jornal pedir demissão e avisar que está noiva e vai se casar no dia seguinte. Mas Walter não aceita e pede a ela que escreva uma última grande história sobre o assassino Earl Williams, enquanto ele ganha tempo para usar todos os seus truques para separar o casal.

Eleita pelo American Film Institute como uma das 100 melhores comédias de todos os tempos (19ª posição).


 Citizien Kane (1941)

obra-prima de Orson Welles, presente em todas as listas dos melhores filmes da história. e não é para menos, sua edição fragmentada e não linear, planos nada convencionais, além do roteiro perfeito, mudaram a forma de fazer cinema. Começamos a desvendar a vida de um grande magnata das comunicações, a partir das entrevistas que um repórter faz com todos os que o conheceram, montando um mosaico, até desvendarmos o mistério lançado no momento de sua morte.
 Trailer


Keeper of the flame (1942)

Um perturbante filme sobre a verdade e o direito de a expor, quando sujeita a questões de poder e de crise social. O tempo é o da II Guerra Mundial e o tema o de um homem idolatrado pelo público, que um jornalista descobre ser, na verdade, um líder fascista. 

Ace in a Hole (1951)

Kirk Douglas é um jornalista veterano que já foi despedido de 11 jornais e só arruma emprego num pequeno jornal do Novo México. Escalado para mais uma matéria insignificante, descobre no caminho que um homem está preso numa mina e resolve transformar isso numa grande história nacional, tornando a cobertura num verdadeiro circo, às custas da vítima.

Trailer

  

Todos os Homens do Presidente (1976) 

 

Baseado na história real da investigação que levou à renúncia do presidente Nixon. Dois repórteres do Washington Post - Robert Redford e Dustin Hoffman - investigam a invasão da sede do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana em 1972. Uma verdadeira aula de jornalismo e de bom cinema.







Shattered Glass (2003)
 
Baseado na história real de um jovem e talentoso jornalista de uma renomada revista, que inventava todas as suas matérias, falsificando fontes e dados. 

Indicações 

Um ótimo acervo de filmes voltados para o Jornalismo e toda a esfera desse mundo bilateral é o Blog Jornalismo no Cinema. 

This entry was posted in , Bookmark the rel='bookmark'>permalink.

1 comentários:

Andy A. disse...

Já vi a maioria deles , mas Cidadão kane e todos os homens do presidente são os melhores . Roteiros perfeitos ...seguindo seu blog , segue o meu :
http://andyantunes.blogspot.com.br/